deni zolin

Sites das operadoras mostram onde os celulares pegam ou não

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Folhapress

Após constatar, durante fiscalizações, que os consumidores de planos de celular não receberam, em todos os canais de venda das operadoras, informações sobre a qualidade de sinal e se há ou não cobertura na localidade que a pessoa mora, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou ações que devem ser feitas pelas empresas de telefonia para garantir esse direito dos clientes. A agência quer garantir que esse tipo de orientação já seja dado sempre aos consumidores a partir de agora, pois as vendas costumam crescer durante o período de compras de final de ano.

Cota para turistas comprarem em Rivera e outras cidades subirá para 500 dólares

Além disso, a Anatel obriga as operadoras de celular a informar, em seus sites, um mapa detalhado de onde há sinal de celular 2G, 3G e 4G e qual a qualidade, inclusive as regiões de cada cidade onde o sinal não pega dentro de casas e prédios. Na imagem acima, por exemplo, o site da Vivo indica onde o sinal de 4G é forte e pega dentro ou fora de casa (em cor mais escura) em Santa Maria, onde ele só é captado fora de casa (em tom mais claro) e os locais onde não há cobertura de sinal (em branco). Basta navegar no site dessa e de outras empresas para verificar que há vários pontos na área central e na periferia de Santa Maria onde há problemas de sinal ou nenhuma cobertura - é possível dar zoom e ver até se na sua rua tem sinal. Pelos sites, ainda é possível verificar a cobertura de cada operadora no interior e ao longo das rodovias, o que é útil para quem viaja com frequência e não pode ficar sem sinal - até por questão de segurança, em caso de alguma emergência.

Novas lojas abrem e geram oito empregos em Santa Maria

A Anatel informa que a abrangência da cobertura em território nacional (quais municípios são atendidos), em geral, é uma estratégia comercial de cada prestadora. O roaming é obrigatório em todos os municípios com menos de 30 mil habitantes, ou seja, mesmo que a prestadora não tenha rede própria (antenas/sinal) em um desses municípios, o consumidor visitante deve conseguir efetuar chamadas e usar dados via cobertura de outra prestadora. Essa facilidade pode ter cobrança específica de deslocamento, a depender do plano contratado. Nos municípios com mais de 30 mil habitantes, o roaming não é obrigatório.

No site Telefonia Móvel - Municípios atendidos é possível consultar em quais cidades cada operadora tem antenas.

Onde verificar o sinal na sua cidade:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em vez de viajar a Brasília, que tal buscar exemplos de sucesso para a educação daqui? Anterior

Em vez de viajar a Brasília, que tal buscar exemplos de sucesso para a educação daqui?

Cota para turistas comprarem em Rivera e outras cidades subirá para 500 dólares Próximo

Cota para turistas comprarem em Rivera e outras cidades subirá para 500 dólares

Deni Zolin